domingo, 5 de março de 2017

Amazônia no FLY!!!!!!!!!! Um sonho realizado!!!!!!!!!

Não sei falar qual foi o melhor... Aquele que exigiu "o arremesso", aquele manhoso, o do visual, o  "daquela briga", o na popper!!! 
esse tucunaré me exigiu "o arremesso", ouvi um estouro, debaixo de uma arvore e atras de um tronco, este tronco tinha um local que ele ficava um pouco mais longe da água, tive arremessar ali e tive esta recompensa!!!!!!

imagina aquele corredor entre duas galhadas, então, fiz o streamer nadar ali, no meio das galhadas, olha a recompensa!!!!!!! esse foi o do sonho!!!







pescaria num dia chuvoso, foi muito agradável este dia!!!




a corrida deste peixe foi incrível!!!!!! nunca vi nenhuma igual!!!! o tucunarés do Rio Sucunduri tem uma força incrivel!!!!! olhe a cauda dele, o tamanho!!!!




Pescaria realizada em 2014, como não estava postando neste época no blog, resolvi postar agora, pois uma pescaria dessas não poderia deixar de ser comentada!!!!!!


Vamos lá!!!


Desde de criança, quando comecei a ler revistas de pesca e depois assistir aos programas, alimentava este sonho... 


PESCAR NA AMAZÔNIA!!!!!!


Agora sei por que sonhei tanto... 

Baita pescaria!!!! 
Vivi cada segundo deste sonho com uma tremenda intensidade!!!!!!! 
Obrigado a minha esposa, por entender e alimentar esta minha paixão pela pesca!!!!!!! Obrigado Senhor por permitir viver tudo isso!!!!!!!

Decidi que era o momento de realizar mais este sonho....

Pesquisei muito, seria minha primeira pescaria na Amazônia, não possuo uma boa conta bancaria, então não podia errar e nem fazer outras idas lá no mesmo ano para tentar acertar!!!!!! Queria pegar muitos peixes, e ter chances que pegar algum troféu!!!! Pesquisando,  li que a região do Rio Negro se sofrer alguma influencia de mudança de tempo, volume de água no rio, pode tornar a pescaria muito difícil e complicada, não podia e não queria arriscar!!!!!! Como era minha primeira ida, descartei, por conta do risco!!!!!!
Veio então a opção do Rio Sucunduri, com a certeza de muitos tucunarés  e a possibilidade de tucunarés grandes também, porém não maiores que os famosos açus do Rio Negro!!!!!!!!

Definido o rio, comecei a pesquisar as operações que  tinham naquela região, e diante de todas oferecidas, a operação do Victor Vilanova, a Vilanova Amazon, recaiu a minha escolha!!!!!!!!!

Tive ótimas recomendações de amigos mosqueiros, tanto do caráter do Victor, também pelo todo oferecido por sua operação, e refente ao Rio Sucunduri, informações fantásticas, as melhores, informações de que tinha muito peixe e muita ação!!!!
 Perfeito!!!!!!!!!!!! Era o que eu queria, muito peixe, chance com um grande, e uma operação seria e confiável!!!!!!Afinal amazônia não é brincadeira!!!!!!

Vamos aos fatos....


Tudo acertado pelo Victor, passagens aéreas, estadia no hotel em Manaus, táxi aéreo até Nova Olinda no Norte, a minha preocupação foi pegar o voo e partir para Amazônia, então combinei de encontrar o Eduardo Maniassi(Edu, meu parceiro nesta pescaria) no Aeroporto de São José do Rio Preto-SP, de lá pegamos o voo para São Paulo, descemos em Congonhas, ônibus para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e neste finalmente o voo para Manaus, dormimos em Manuas, no dia seguinte nos dirigimos para o aeroclube de Manaus, onde tínhamos voo fretado para Nova Olinda no Norte, Victor e toda sua equipe nos aguardava, voo tranquilo, apresentações, cumprimentos, mala carregadas pela equipe do Victor, parada na cidade para comprar algo que vimos necessidade(alguns vinhos) e partimos para o Barco hotel que nos levou para esta grande aventura em águas amazônicas!!!!!




saída do aeroclube de Manaus!!!! Baita ansiedade!!!!!


Encontro das águas!!!!
                                                                                       
Amazônia vista de cima!!!!!!! Linda, imponente e impressionante!!!!!!!


Chegada em Nova Olinda no Norte!!!!! Saimon, Ricardo Positives Vibrations, Juan, Emanoel, Eduardo(meu parceiro de barco), eu e Victor Vilanova dono da operação!!!!!
                                                   
barco hotel que foi nossa casa para esta aventura Amazônica!!!!!!
Toda tralha, mantimentos  e nós devidamente acomodados, partimos!!
O restante do dia foi no deck do barco hotel, arrumando as tralhas, montando as varas, separamos moscas, conversamos muito, bebemos um pouco e com a noite avançada, dormimos para enfim, pescar em águas amazônicas!!!!
Juan, eu, Eduardo, Victor e Ricardo!!!!

Em todas as noites muitas conversas, informações eram trocadas, a turma foi muito boa!!!!!!!!

Reuniões a noite no deck, muito legal, muita troca de informação!!!!!!!!!!



Selecionei essas para começar!!!!


Ansiedade monstra, daqui a pouco vai começar !!!!!!


Vamos ao que interessa!!!!!!!!! 

Tucunarés Amazônicos!!!!! 
Pesca!!!!!
Fly!!!!
E foram muitos!!!!!
Peguei tucunaré de todo jeito que  imaginei!!!!!!!!!!!!!!
Na popper, no diver, no fundo, no raso, no visual, em cardume, grande, dubles, aquele que exigiu "o arremesso", "aquele do sonho"!!!!!!!
Linda cor dos tucunarés no Rio Sucunduri!!!!


um dos troféus!!!!



Duble, foram vários!!!!!! Eduardo baita parceiro no barco, pescaria muitas outras vezes com ele!!!!





dedão ralado!!!!!!!!!!!! sinal de muitos tucunarés!!!!!!!!!!!!!



paquinha!!!


paca maior um pouco!!!!!!

Paca maior, ótima briga, belo paca!!!!!!!  Num dia chuvoso, foi extremamente agradável pescar nesse dia!!!!!!



Armas da guerra!


almoço na selva!!!! fiquei impressionado com a total ausência de insetos!!! Eu, Eduardo e Juan(uma lição de felicidade com a vida, aprendi muito com ele)






Olha a cor desse  peixe!!! lindo demais!


Edu e mais um tucunaré!!!! Baita parceiro!!!!!
jacundá


Rio Sucunduri na seca, lindo demais, possibilidade de pescar de vadeio nas praias!!!!!

Igarapé Capinarama!!!! lindo lugar!!!!!






Amazônia linda, imponente, gigantesca!!!!!!! que saudades!!!!!!



Popóca


Jacunda


paca
pescar vadeando no final do dia, pescaria no visual, você vê a movimentação dos peixes!!!!!
Canela de Velha
No popper!!!!!!!! muito legal!!!!


Pinima, também chamado de açu, mais não é dos Tenensis



Pesque, fotografe e solte!!!!!!!!!!!!!!!!



Juan grande pessoa, meu pai uma vez me disse que "quando lançamos nossa linha de fly nas pescarias, as vezes, não é somente peixes que capturamos, as vezes conseguimos fisgar grandes amigos!!!!!!!! Juan foi umas dessas grata surpresa que a paixão em comum pelo fly me apresentou!!!


duelar com um tucunaré desses, com equipamento #8, em um ambiente totalmente favorável ao peixe e tirar esta foto!!!!!! É muito gratificante!!!!!!!





nossa casa por uns dias!!!!!!


almoço na beira do rio!!!!!!!


coleção da carretilha Abel!!!!!!! estas são minhas preferidas!!!!!


pensa num pessoal gente boa!!!!!!!!


a maioria dos dias foi com esse conjunto que pesquei!!!!!!! esta foi a cor de mosca mais eficiente!!!!!!!!!!!!!


Eduardo parceirasso!!!! Obrigado amigo pelos dias, pela parceria, pelas fotos!!!!! Obrigado!!!!


Igarapé Capinarama, pensa num lugar lindo!!!!!!!


 
noite do vinho e do queijo na selva amazônica!!!!!!! Sensacional!!!!!!!!!! Saimon e Ricardo, os  culpados desta extravagancia em plena selva amazônica!!!!!!


Recomendações:
Intensifique o seu treinamento físico, o dia todo arremessando moscas pesadas, brigando com grandes tucunarés, o sol escaldante do Amazonas, esta pescaria te exigirá demais fisicamente, então tome um cuidado extra com seu condicionamento físico;

material usado:


Vara – as de 7'11 a 10′, de ação média-rápida à extra-rápida,#8, #9 ou #10, preferencialmente em quatro partes, para facilitar o transporte, caber dentro das malas, pelo menos umas 3 varas, para caso ocorra um acidente ter uma de reserva, ou ter duas varas montadas com moscas diferentes;


Linha – as linha flutuantes (floating) modernas, com perfil bem agressivo (peso bem concentrado na frente as WF-(weight forward) e tropicalizadas, para suportar o calor amazônico,  leve se puder pelo menos uma linha de reserva, leve também uma linha sinking tip, também tropicalizada, caso for pescar no rio em local mais  fundo, ou por alguma mudança de tempo, os peixes estiverem no local mais fundo do lago,  possibilidade também com essa linha tentar outros peixes!!!!!


Carretilha – de preferencia para as large arbor com o carretel largo e arejado, com um bom sistema de freio, as click não aconselharia para uma pescaria amazônica, opte também pelos modelos mais leves, pois todo material #8, #9 ou #10, com uma carretilha pesada, pode fazer   que sua pescaria termine mais cedo por ter cansado, então a escolha sobre carretilhas mais leve, estas gramas pode te ajudar no final do dia!!!!!!!!!!


Backing – eu aconselho os Gel spun aos de dracon, no mínimo 30 libras, mas 50 libras pode ser usado também!!!!!!! Cem metros de backing são suficientes.


Leader – ou líder, aprendi na minha pescaria na Argentina a fazer leader torcidos, depois disso, para peixes grandes uso, somente este líder, pode se fazer com uma linha somente de 40 ou 50 libras, ou torcer 2 de 20 libras ou 25 libras, gosto mais desse segunda opção, por ser duas linhas torcidas caso rompa, uma tem outra ainda para tentar tirar o troféu, nos lideres para streamers uso as de flúor carbono, e nas poppers uso mono normal mesmo, esta separação de faz necessária, pois o flúor é muito duro e pode atrapalhar o trabalho da mosca de superfície, o tippet ato ele neste leader com o sistema loop to loop, para facilitar sua troca, este tippet pode ser de 40 libras a 55 libras!!!!!!!



Moscas – ate nos melhores anzóis que puder, 3x Strong, com bom gap, algumas com anti enrosco!!!!!!! Deceivers natural e sintéticos com e sem anti enrosco,  Andinos Muddlers sintéticos, moscas atadas na técnica hollow (muito volume com pouco material), Streamers sintéticos, atados em silink fiber, Eps(ate estes menores, maior enrola muito no anzol) poppers, diver, pencil poppers, crazy flies, bublle diver, clousers (natural e sintéticas), leve também grilos, bugs caso vá tentar matrinxã e aruanãs!!!!!!!! Por causa da  água escura, tive muito sucesso com as moscas brancas, amarelas, brancas com laranja!!!! leve bastante moscas, ou leve material de atado!!!!!!!!



Deceivers com anti enrosco, muito eficientes, porem recomendo os sintéticos!!!!!!!!!!
Gurglers sinteticos, emoção garantida!!!!!

Cabeças Andinos, otimos!!! Tambem recomendo os sintéticos!!!!

Cabeças Andinos sintético!!!!!! Suportam mais as piranhas, e também os próprios tucunarés, alem de serem mais leves para arremessar!!!!!!

bangers emoção garantida e fáceis de arremessar!!!!!

diver de E.V.A. quando estão manhosos!!!!! trabalho bem lento!!!

estes são para quem quer emoção!!!!!! porradaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!


Streamers sintéticos, e clousers sintéticos também!!!!! melhores opção!!!!! ate no melhor anzol que puder, 2x, melhor no 3x!!! estas cores para o rio Sucundiri foram as melhores!!!!!!!!!



Material de proteção:

Óculos polarizado, uma boa luva, dedeiras, buff ou qualquer outra proteção semelhante que se adapte melhor, boné, protetor solar, camisa de pesca com material que seca logo e de cores claras por causa do sol.

Agradecimentos:


Eduardo que foi meu parceiro nessa pescaria, obrigado amigo pela paciência, parceria, pelas fotos, pelos ensinamentos, obrigado amigo, pescaria muitas outras vezes com você!!!!

Ao Juan, obrigado pela lição de vida!!!!!!! Aprendi muito com o você amigo, sua felicidade é contagiante!!!!!!!!
Ricardo e Saimon muito obrigado por todos os bons momentos que passamos!!!!!!
Quero agradecer também ao Victor Vilanova por ser um excelente anfitrião, ter resolvido todos os detalhes desde a nossa chegada até nossa partida!!!!!!!
 Por ter tratado tão sério o sonho deste mosqueiro em sua primeira aventura em águas amazônicas!!!!!!!!
Os guias conhecem demais a região, e sabem posicionar muito bem o barco, além de fazerem ótimos tucunarés assados na hora do almoço!!!!!
Um fato meu chamou muito a atenção, foi estar pescando em um dos lagos, e do nada chega o Victor com o telefone via satélite, para o Juan resolver algo particular!!! Meu impressionou positivamente!!!!!!
Obrigado Victor Vilanova!!!



Um pouco sobre e Vilanova Amazon










A Vilanova Amazon, é uma empresa que foi criada pensando no pescador esportivo aventureiro, que deseja ir muito longe, onde o peixe está livre das mãos predadoras do homem.
Especializada em Barcos Hotéis e Acampamentos de Selva com toda infra estrutura para a pesca em lugares de tirar o fôlego, belezas naturais intocadas e pesqueiros exclusivos que oferecem uma sensação extremamente agradável de contato com o eco sistema Amazônico e toda sua magia.
Estrutura da empresa:
    • 02 Acampamentos de Selva;
    • 01 Barco Hotel com 10 Suítes Duplas Climatizados Split com WC Privativo;
    • 01 Barco Hotel com 05 Suítes Duplas Climatizados Split com WC Privativo;
    • Os deslocamentos até os barcos hotéis são feitos por hidro avião;
    • 02 Barcos de Apoio para Acampamentos Avançados;
    • 16 Botes de alumínio com 6 metros plataformados;
    • 03 Telefones Via Satélite 24h***
    • 03 Rastreadores Via Satélite;
    • Internet Via Satélite***
    • GPS e Sonares;
    • Rádios Comunicadores;
    • Base de comunicação 24h.
contato do Victor e sua operação:
http://www.vilanovamazon.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/victorvilanovamazon?fref=ts

email: vilanovamazon@gmail.com

7 comentários:

  1. Permita-me uma pequena correção.
    A "bicudinha" da foto, na verdade é uma Canela de Velha, uma parente grande das Saicangas.
    O relato é estupendo e completo . Parabéns
    Espero que não se chateie.
    Cordiais saudações

    ResponderExcluir
  2. Permita-me uma pequena correção.
    A "bicudinha" da foto, na verdade é uma Canela de Velha, uma parente grande das Saicangas.
    O relato é estupendo e completo . Parabéns
    Espero que não se chateie.
    Cordiais saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roberto Veras por ler e me corrigir!!!!!!
      Fico feliz que pessoa tão conceituada na pesca esportiva e com tão vasta experiencia tenha gostado do meu relato!!! Obrigado mesmo!!!!!

      Excluir
  3. Pescaria de "gente grande" sonho de consumo, parabéns Bata bela aventura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos montar um grupo de fly e fazer umas dessas amigo!!!!! Obrigado por participar do Blog!!!!

      Excluir
    2. Nada a agradecer, o relato foi feito na medida, com todas as informações necessárias e sem mais delongas.
      Na pesca com mosca, sou um principiante, porem muito aplicado.......rs
      Quanto `a Canela de Velha, 'e facilmente confundida com a Bicuda. A diferença maior 'e a potente dentição que a primeira n~ao tem.
      Um forte abraço

      Excluir
    3. Vamos sim,
      Não se sabe, mas o Ecolodge da Barra pode ser considerado um dos maiores pesqueiros para pesca com mosca do mundo, não apenas pelo extraordinário numero de Tucunares (Cichla pinima) e mais 20 espécies de peixes entre as mais esportivas, como também pela grande quantidade de diferentes situações de pesca, como vadeio, praias, correntes, rasuras, pedrais, rios, igarapés e mais de 200 lagos e lagoas (60% nunca foram explorados).
      Em varias destas situações, usando um streamer, vc nunca sabe o que vai fisgar.
      Fico no seu aguardo
      Cordiais sauda'c~oes

      Excluir