Postagem em destaque

Rio Manso!!!!! A nossa nova opção para dourados no FLY!!!!!!!!!

O RIO MANSO, surgiu como o novo point de dourados no fly, e realmente de muitos dourados mesmo!!!! Esse foi o do treino, exigiu aque...

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Camarão!!!!!!! Esse é básico!!!!!

Este é um forrageiro muito importante de se ter na fly box!!!!!!!

Tucunarés aqui no Sudeste, robalos e para quem for pro mar, muitos predadores são seduzidos por eles!!!!!!!!




Abração e boas pescarias!!!!!

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Diver de E V A!!!

Mosca para pescar traíras, tucunarés, robalos, black bass e dourados!!!!!!
Ver um dourado atacar esta mosca é impagável!!!!!!!


Abração e boas pescarias!!!!!!!

domingo, 26 de maio de 2013

Wooly Bugger, essa pega de tudooooo!!!!!!

Esta mosca é incrível a sua versatilidade!!!!
Já peguei varias espécies com ela...

Tucunarés, douradinhos, piraputangas, piracanjubas, matrinchãs, tabaranas, trutas e outras especies são seduzidas por esta mosca!!!!!!
Estas atei com cone head, anzol Tiemco TMC 5263 #2, elas ficaram com uns 11 a 12 cm, também depois de ter enrolado o colar, atei também arame de cobre que da um reforço a mais neste colar, mantendo a mosca no formato original caso uma mordida de um peixe rompa a pena, assim ela garantirá algumas capturas a mais!!!

Abração e boas pescarias!!!!!


quinta-feira, 16 de maio de 2013

Aprendendo com o erro alheio!!!!!!!!!

Amigos um belo exemplo do que não se faz pescando com mosca!!!!!!!!!!!


Duas C@&@9@$ seguidas!!!!!!!!!!!!!!

Abração e linhas tensas!!!!!!!!!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Imitação de ração para pesque e pague, diversão garantida!!!

Imitação de ração para pesque-pag, funciona demais!!!!!!
É só jogar a ração do pesque e pague e pinchar a imitação no meio....
Ai é só esperar o momento da fisgada...

Prefiro estas feitas de pelos, ou as de bucktail e assim que molha começa a afundar lentamente e as de deer hair que flutam, só afundando quando encharcam demais...
imitação feita de deer hair

imitação feita de bucktail



Abração e boas pescarias!!!!!!!!!

terça-feira, 7 de maio de 2013

14 MODOS DE DIMINUIR A MORTALIDADE DOS PEIXES


Olá amigos, achei muito bom este texto, e resolvi publicar ele aqui, me fez repensar muitas fotos tiradas, manipulação de peixes, enfim, vivendo, aprendendo e evoluindo...

Publicado no fórum Mosqueiros do Rio conforme link:

Traduzido pelo Mosqueiro Marcelo Jost, texto original escrito por Louis Cahill.



14 MODOS DE DIMINUIR A MORTALIDADE DOS PEIXES
Louis Cahill

Os anos que dispendemos aprendendo a arremessar e derivar uma mosca ou os milhares de dólares que gastamos em materiais e viagens são todos desperdiçados se não tivermos peixes.

Com mais pescadores a cada dia, os peixes esportivos estão sob grande pressão e grave perigo. Existem uma série de erros comuns que os pescadores cometem que contribuem para a morte dos peixes. A maior parte deles é devido à inocência enquanto que outros não são evidentes de imediato. Com isso em mente, abaixo estão quatorze dicas para ajudar a manter nossos pequenos amigos felizes e saudáveis.

1) A REGRA DOS 10 SEGUNDOS.
As guelras de um peixes são extremamente eficientes para coletar oxigênio, mas as membranas delicadas que extraem o oxigênio da água dependem de sua flutuabilidade para manter as superfícies coletoras expostas. Fora da água elas entram em colapso e tornam-se inúteis. Isso é dizer o óbvio: peixes não podem respirar fora da água. É fácil sobrestimar por quanto tempo um peixe pode “manter seu fôlego”. Na verdade, o peixe não consegue se manter minimamente oxigenado pois não tem pulmões (a maioria, pelo menos). Ele deixa de se oxigenar tão logo você o remove da água. Some a isso o fato de que ele está com o metabolismo acelerado devido a luta por sua vida e você chega a uma situação desesperadora. Enquanto você está tentando tirar uma foto de seu herói, ele está morrendo. Use a regra dos dez segundos e nunca deixe a cabeça do peixe para fora da água por mais de dez segundos, deixando-o submerso pelo menos trinta segundos antes de o tirar da água novamente.

2) SEGURE-O FROUXAMENTE
Perdi a conta de quantas vezes vi os caras espremerem seus peixes até os olhos saltarem das órbitas. Alguns caras ficam tão trêmulos segurando um peixe que você pensaria que eles nunca viram um. Essa pegada mortal pode causar danos internos sérios, especialmente ao coração. O truque é segurá-los frouxamente. Quanto mais forte você segurar um peixe, mais ele lutará. Para controla-lo, segure-o logo à frente da cauda onde não existe nada a não ser músculos, e apenas o suporte frouxamente com a outra mão, colocando-a entre as nadadeiras peitorais e as guelras. Ele relaxará e toda a coisa fluirá melhor.

3) ANZÓIS SEM FARPA
Aqui e ali um peixe irá se soltar devido a um anzol sem farpa. Isso é um fato, mas muitos pescadores não compreendem o outro fato de que fisgarão centenas, se não milhares, de peixes em sua vida. Além disso,os anzóis sem farpa são um grande avanço na redução da mortalidade de peixes devido a ferimentos na fisgada. Se você estiver lutando com os peixes de modo adequado, não perderá muitos, e, se não estiver, anzóis sem farpa o ensinarão a brigar melhor e o tornarão um pescador melhor.

4) LUTE COM PERÍCIA
O maior erro que vejo os pescadores cometerem é não brigar o peixe com perícia. Muitos de nós somos ensinados a lutar por tempo demasiado com os peixes antes de os colocarmos no net. Um peixe que é pescado com perícia é pego menos cansado e solto menos cansado. Mantenha um ângulo adequado e utilize uma boa pressão lateral de vara e você conseguirá manter muito mais pressão no peixe do que você pode imaginar, reduzindo as chances de mortalidade posterior.

5) USE UM NET (PUÇÁ)
Devo dizer que o método mais seguro de pegar um peixe é não toca-lo de modo algum. Quando possível, ao invés de toca-lo, seguro a mosca, solto o anzol e já o deixo livre dentro da água. Esse é um excelente método, mas nem sempre funciona. Algumas vezes a mosca está onde você não a alcança, ou o peixe está muito agitado, ou é muito grande, ou você deseja uma foto. O segundo melhor método é um net. Um net de boa qualidade para pesque e solte (sem nós) é muito amigável para o peixe e um cabo longo permite a você resolver a questão rapidamente.

6) PROTEJA A CABEÇA DO PEIXE
Acredite se quiser, lesões na cabeça são a principal causa de mortalidade de peixes, mesmo quando você desconsidera aqueles que sofre uma queda. A cabeça dos peixes não foi desenhada para impactos contra superfícies duras. Um impacto aparentemente inofensivo na cabeça pode matar um peixe em cerca de vinte minutos. Existem muitos dados para provar isso. Eis porque é uma má ideia deixar um peixe em terra firme quando esse é trazido à praia. Se a margem possui rochas, um peixe solto saltando está em perigo mortal.

7) NUNCA DEIXE UM PEIXE EM TERRA FIRME
Terra firme não é lugar para um peixe e eles estão à mercê de vários perigos. É impossível colocar um peixe na areia sem perturbar seu muco protetor. O muco protege o peixe de bactérias e parasitas. O muco se regenerará, mas nesse meio tempo o peixe está vulnerável. Ficar em terra também aumenta dramaticamente o risco de lesão na cabeça, olhos, além da privação de oxigênio. Se você estiver sozinho e quiser uma foto, ache uma parte arenosa, à margem da água, onde o peixe possa ficar deitado com metade do corpo submerso. Cubra sua face com uma mão molhada e o aquiete. Levante sua mão e tire rapidamente a foto.

8) MOLHE SUAS MÃOS
Mãos secas removem o muco. Muitas vezes peguei peixes com fungos na forma da mão de um pescador descuidado. É uma coisa simples de se fazer. Eu mergulho minhas mãos como uma ação reflexa, tão logo tenha fisgado um peixe.

9) NÃO FIQUE CAVOUCANDO NO PEIXE
Aqui e ali um peixe será fisgado bem para dentro da boca. O melhor meio de evitar isso é não se demorar na fisgada. Ainda assim, isso inevitavelmente acontecerá e, quando acontecer, não tente dar uma de médico veterinário. Comece a cavoucar na boca do peixe, tentando remover o anzol, e você acabará dizendo “é, ele está morto”. Corte a linha e libere o peixe: ele acabará se livrando de sua mosca. E moscas são baratas.

10) TENHA UMA COCA-COLA À MÃO
Não tem nada igual a isso! Se um peixe começar a sangrar, coloque coca-cola goela abaixo e o sangramento cessará instantaneamente.

11) DESCANSE O PEIXE ANTES DE SOLTA-LO
Você deve sempre descansar um peixe antes de solta-lo, especialmente depois de uma longa luta. Segure-o no meio de uma corrente forte onde existe oxigênio abundante. A maior parte dos peixes é capaz de bombear água pelas guelras sem a ajuda da corrente, mas água mais tranquila tem menos oxigênio que na correnteza. Apenas o segure gentilmente sob as nadadeiras peitorais e ele se irá quando estiver pronto. Se ele nadar uns poucos metros e rolar de lado, vá pegá-lo. Ele necessita de ajuda e mais tempo.

12) PROCURE POR PREDADORES
Um peixe exausto é uma presa fácil. Antes de soltar o pequeno, dê uma olhada em volta. Não há necessidade de alimentar lontras, garças ou tubarões, pois eles se viram com facilidade. Espante os predadores. Isso pode ser um pouco complicado com tubarões, mas você pode rebocar um peixe para águas seguras, apenas tomando cuidado com as mãos dentro da água.

13) NÃO OS CONGELE
Adoro pescar no inverno e, de modo geral, é melhor para o peixe porque a água fria tem mais oxigênio, mas há um outro perigo. Peixes não possuem calor corporal e quando a temperatura está abaixo do congelamento, as delicadas membranas de suas guelras podem congelar surpreendentemente rápido. Quanto mais frio estiver o ar, menor o tempo que você os pode manter com segurança fora da água. Quando estiver abaixo de zero, não os tire da água e jamais, nunca, os coloque em cima da neve.

14) NÃO OS CANSE DEMAIS QUANDO ESTIVER QUENTE
Conforme a temperatura da água aumenta, ela retém menos oxigênio. Trutas podem ficar rapidamente estressadas quando a temperatura da água se aproxima de 21ºC (~70ºF). O estresse de uma luta pode elevar seu metabolismo a ponto delas não conseguirem se suprir de oxigênio. O efeito pode ser letal. Quando a temperatura da água se elevar, procure pescar em locais mais altos, como nas montanhas. Você sofrerá menos com o calor e os peixes ficarão mais saudáveis.

Tenha sempre em mente essas dicas e sua técnica de pescar e soltar será nota dez. Ensine a seus amigos e filhos essas práticas valiosas e todos colheremos a recompensa de uma pesca saudável e prolífica.


==============================================================

14 Ways To Prevent Fish Mortality
10 COMMENTS / POSTED ON JANUARY 28, 2013 / BY LOUIS CAHILL


I’ll Be Back to Catch You Again Photo by Louis Cahill

THE YEARS WE SPEND LEARNING TO CAST AND DRIFT A FLY OR THE THOUSANDS OF DOLLARS WE SPEND ON GEAR AND TRAVEL ARE ALL WASTED IF WE DON’T HAVE FISH.

With more anglers entering the sport every day, sport fish are heavily pressured and in grave danger. There are a lot of common mistakes that anglers make which contribute to fish mortality. Most are innocent and many don’t show an immediate risk. With that in mind here are fourteen tips to help keep our little friends happy and healthy.

THE 10 SECOND RULE

A fish’s gills are remarkably efficient at collecting oxygen but the delicate membranes that extract the oxygen molecules rely on their buoyancy to keep the collecting surfaces exposed. Out of the water they collapse and are useless. This is to say the obvious, fish can’t breathe out of water. It’s easy to over estimate how long a fish can hold its breath. The fact is, a fish can’t hold its breath at all because it doesn’t have lungs. He is out of air as soon as you lift him from the water. Add to this that his metabolism is raging because he’s been fighting for his life and you have a pretty desperate situation. While you are trying to get that hero shot, he’s dying. Use the 10 second rule and never keep his head out of the water for more than 10 seconds and give him a good 30 seconds before you lift him again.

HOLD ON LOOSELY

I can’t tell you how many times I’ve seen guys squeeze a fish until its eyes pop out. Some guys just get so rattled holding a fish you’d think they never saw one. This death grip can cause serious internal injury especially to the heart. The trick is a nice loose grip. The tighter you hold a fish the more he will struggle. To control one, properly grip him just in front of his tail where there’s nothing but muscle and let him just rest on a loose hand under the boney part of his pec fins and gill plates. He will relax and the whole vibe will be nicer.

BARBLESS HOOKS

Once in a while a fish will unbutton due to a barbless hook. That’s just a fact of life but most anglers understand that they will hold hundreds, if not thousands, of fish in their life. Decreasing that number by a few is not a crisis. The fact is that barbless hooks go a long way to reducing fish mortality from hook injuries. If you are fighting fish properly you will not lose many and if you aren’t, fishing barbless hooks will teach you to fight fish smarter and you’ll be a better angler for it.

FIGHT WITH AUTHORITY

The biggest mistake I see anglers make is not fighting fish with authority. Most of us are taught to play fish too long, exhausting them before they are landed. A fish that is fought with authority is landed fresher and released fresher. Keep a good angle on the fish and use good side pressure and you can put a lot more pressure on that fish than you think and you will reduce the chances of an LDR.

USE A NET

I should say that the most fish friendly landing method is to not touch the fish at all. When possible instead of landing the fish I will bring him in and grab the fly rather than the fish, easing it out of his mouth and sending him on his way immediately. That’s a great method but it doesn’t always work. Sometimes the fly isn’t where you can get at it, or the fish is too green, or too big, or you just want a photo. The next best thing is a net. A good quality catch and release net, (I like the rubber ones) is very friendly to the fish and a good long handle lets you seal the deal quicker. A healthy basket is nice too. No need to fold him double.

PROTECT THEIR HEADS

Believe it or not, head injuries are the leading cause of fish mortality, even if you don’t count the ones that bet bonked. Fish’s heads are not designed for hard surfaces. A seemingly benign blow to the head can end in a fish going belly up after 20 minutes or so. There is hard data on this. That’s why it’s a bad idea to beach a fish when landing it. If the bank is rocky a flopping fish is in mortal danger.

NEVER BEACH FISH

Dry land is no place for a fish and they face several dangers. It is impossible to beach a fish without disturbing his protective slime. That slime keeps out a host of dangerous bacteria and parasites. The slime will regenerate but in the meantime the fish is vulnerable. Being on the bank also dramatically increases the risk of head injury, eye injury and oxygen deprivation. If you are by yourself and want to get a photo, find a sandy spot in the margin of the water where to fish can lie with one side submerged. Cover his face with a wet hand to settle him down. Lift your hand and shoot quick.

WET YOUR HANDS

Dry hands remove slime too. Many times I’ve caught fish with fungus in the shape of a careless anglers hand. It’s a simple thing to do. I dip my hands as a reflex action, almost as soon as I hook up.

DON’T DIG AROUND IN THERE

Once in a while a fish takes a fly deep. The best way to avoid this is not to dally on your hook-set. Still, it’s unavoidable and when it happens don’t try to be Dr. McCoy. Start digging around in there and you’ll end up saying, “he’s dead Jim.” cut the line and turn him loose, he’ll spit it out. Flies are cheap.

HAVE A COKE ON HAND

There’s nothing like it! If a fish is bleeding pour a Coke down his throat and the bleeding stops instantly. If you missed my post on this you can read it (here).

REVIVE BEFORE RELEASE

You should always revive a fish before releasing it, especially after a long fight. Hold him in medium fast current where there is plenty of oxygen. Most fish are able to pump water across their gills without the aid of current but slack water has less oxygen than current. Just hold him gently under the pec fins and he’ll go when he’s ready. If he swims a few yards rolls on his side, go get him. He needs more time.

LOOK FOR PREDATORS

An exhausted fish is easy prey. Before you turn the little guy loose have a quick look around. No need in feeding the otters, herons or sharks, they do fine on their own. Chase those munchers off. That’s a little tougher with the sharks but you can tow a fish to safer water, just watch your hands.

DON’T FREEZE ‘EM

I love winter fishing and in general it’s better on the fish since the water holds more oxygen when it’s cold but there is an added danger. Fish have no body heat and when it’s below freezing the delicate membranes in their gills can freeze surprisingly quick. The colder it is the shorter the time you can safely keep them out of the water. Once it’s below zero don’t lift them at all and never, ever, put them on the snow.

DON’T BEAT ‘UM UP IN THE HEAT

As water warms up it holds less oxygen. Trout can get highly stressed as water temperatures approach seventy degrees. The stress of a fight can raise their metabolism to the point that they just can’t get enough oxygen. The effects can be lethal. When water temps are high head for high elevation streams or tailwaters. You’ll be cooler and the fish will stay healthy.

Keep these tips in mind and your catch and release technique will be golden. Teach your friends and your kids these valuable practices and we will all reap the reward of a healthy and prolific fishery.

Espero que algum amigo leia e pense se esta fazendo o pesque, fotografe e solte da forma correta...
Amigos, de que adiantará mil, milhares de reais gastos em tralha de pesca, senão tivermos peixes!!!!!!!

PESQUE, FOTOGRAFE E SOLTE!!!!!!!!!! SEMPRE!!!!!!!!!